terça-feira, 24 de maio de 2016

É normal o marido colocar senha no celular?

É normal o marido colocar senha no celular?

Leia a matéria e veja qual é a opinião de Renato e Cristiane Cardoso sobre o assunto

Nesta semana, Renato e Cristiane Cardoso tiram as dúvidas da aluna Eliara. Seu marido bloqueou o celular com senha, ela já pediu para que ele não fizesse isso e ele fica nervoso toda vez que ela toca nesse assunto. Por estar desconfiada da atitude dele, Eliara pediu ajuda aos professores de A Escola do Amor Responde.
Eliara – Sou casada há dois anos e tenho um excelente esposo. No ano passado dei um celular de presente para ele e, para minha surpresa, a primeira coisa que ele fez foi colocar uma senha para bloqueá-lo. Achei estranho porque eu nunca fiz isso e fui eu que dei o aparelho para ele, mas não disse nada. Num certo dia falei tranquilamente que queria dar uma olhada no celular e ele reagiu de forma muito estranha, ficou nervoso e disse que, se eu quisesse olhar o celular, ele o devolveria para mim. Fiquei muito triste com essa reação porque não sou ciumenta e acredito fielmente nele. Não disse nada e esperei o momento certo para conversar sobre o assunto. A oportunidade chegou e ele me disse que queria privacidade, pois acharia chato se eu lesse algumas conversas e as interpretasse mal. Eu disse que não mexeria no celular, só queria que ele confiasse em mim. Fizemos o trato dele retirar a senha, mas, depois de um tempo, ele a colocou novamente. Comecei a pensar coisas ruins, conversamos e ele ficou nervoso novamente. E estamos assim: ele não desbloqueou o celular e eu estou cheia de dúvidas.
Renato – A reação dele é realmente muito estranha, porque não existe privacidade dentro de um casamento. O que existe, e que as pessoas confundem com privacidade, é você ter o direito de fazer coisas de que gosta, no seu tempo e no seu espaço. Por exemplo, eu gosto de ler, de ficar no meu canto para estudar e a Cristiane normalmente não me acompanha nesses momentos, da mesma forma que eu não a acompanho quando ela vai ao cabeleireiro ou tomar um chá com as amigas. São certas coisas que o casal tem direito de fazer, coisas que um tem de respeitar que o outro faça. Mas privacidade, no sentido de esconder informações sobre a sua vida, comportamentos, dinheiro e o que faz na internet, isso não existe dentro de um casamento, a não ser que vocês não se considerem realmente casados. Muitas pessoas têm relacionamentos estranhos hoje em dia, como os abertos, informais, sem compromisso ou moram junto. Mas quando se fala em casamento no sentido pleno da palavra não existe privacidade.
Cristiane – E a impressão que dá é que as pessoas pensam que existem dois mundos: o real e o do celular. Quando elas têm acesso a um celular, pensam que ninguém precisa saber o que elas fazem ali. Ela são casadas e ninguém pode saber que elas têm certas vontades. Está tudo dentro delas. O celular só dá a chance delas serem elas mesmas. E, quando o cônjuge quer saber o que está acontecendo nesse mundinho, elas não querem mostrar, porque ali elas são o que são de verdade. Você pensa que no mundo do celular você está fingindo, mas, na verdade, você é essa pessoa que fica trocando mensagens ruins, pervertidas, tem essa sujeira dentro de si e a pessoa do mundo real, que seu cônjuge conhece, ela é que é a falsa.
Renato – Por que não existe privacidade dentro do casamento? Há várias razões, mas eu vou dar apenas uma. A minha vida está nas mãos da minha esposa e a vida dela está nas minhas mãos. Eu não posso confiar a minha vida nas mãos de uma pessoa que eu não conheço 100%. Tudo o que a minha esposa faz pode me influenciar positiva ou negativamente, seja na vida financeira, seja online, sejam seus gostos, costumes e suas amizades. Eu não posso confiar a minha vida cegamente nas mãos da minha esposa, se ela não me der acesso a todas as coisas. Confiar na pessoa é exatamente não ter nada a esconder. Por não ter nada a esconder você gera confiança. Não existe confiança cega, nós confiamos porque vemos o que a pessoa vem fazendo ao longo dos anos. O único em quem nós confiamos sem ver é Deus. O seu marido e a sua esposa não são Deus. São pessoas de carne e osso, sujeitas a tentações e por isso elas precisam, sim, dar acesso a tudo na sua vida. E eu me preocupo com você, Eliara, porque o seu marido está errado e não quer ser confrontado. Isso é muito perigoso para o seu casamento. O que você tem que fazer é dizer ao seu marido que não desconfia dele, mas da atitude de não dar acesso ao celular dele. Decida: se há alguma parte da vida dele que você não pode ter acesso, ele não terá acesso à sua. Ponto final. Jogue fora o medo de confrontá-lo, por medo de chateá-lo ou de perdê-lo. Quando ele levantou a voz, você cedeu, mas ficou com a pulga atrás da orelha. Você tem que se preocupar com isso, pois é um péssimo sinal e, quanto antes você resolver essas questões, melhor. Porque daqui há cinco, dez anos, depois de um histórico de brigas, traições e indiscrições por parte dele, você vai querer consertá-lo, mas não
vai conseguir.
Cristiane – E não fique pensando que você fez mal em dar o celular, porque foi isso que mostrou esse lado dele. Às vezes, é bom você ver como a pessoa reage a certas coisas, você já viu que ele não é tão bom marido como você diz no início do e-mail. Ele esconde coisas. Se não escondesse, não teria essa reação. Faça isso, confronte-o e esteja preparada porque o jeito como ele reagiu mostra que é orgulhoso. Está errado, mas se mantém de pé.
Tire suas dúvidas
Diariamente, Renato e Cristiane Cardoso esclarecem dúvidas sobre a vida amorosa. Se você deseja ouvir os podcasts com os programas apresentados por eles, acesse blogs.universal.org/renatocardoso/escola/



Voluntários da UNIVERSAL, leva um Salão de Beleza para as famílias dos internos da Fundação CASA.



 Neste último domingo aconteceu um evento na Fundação CASA, realizado pelos voluntários da UNIVERSAL.


 Voluntário Laudelino iniciou com uma oração abençoando  todos internos e famílias que estavam ali presente. falou também da importância de usar a fé racional.




 Em seguida os voluntários da UNIVERSAL que fazem parte do Projeto Beleza atenderam as famílias dos internos 








 No final os voluntários distribuíram a rosas amarelas simbolizando o Senhor Jesus para todas as famílias. 



Os funcionários da Fundação CASA agradeceram o evento realizado pela UNIVERSAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário